Abdômen (Abdominoplastia Clássica)

O que é Abdominoplastia?

Abdominoplastia é a cirurgia realizada para corrigir flacidez e excesso de pele em abdômen e, na maioria dos casos, corrige também a diástase (afastamento) dos músculos retos abdominais.

Para quem é indicada?

Esta cirurgia é indicada para pacientes que apresentam flacidez de pele no abdômen, especialmente após uma gestação ou emagrecimento.

Principais indicações: casos em que existem flacidez e afastamento da parede abdominal (músculos retos se afastam durante a gestação e, depois que o útero involui, a musculatura não volta para o local anterior) e quando existe excesso de pele. “Um típico exemplo é o ‘abdômen em avental’, onde a flacidez é tanta que a pele dobra-se sobre o abdômen”.

Dessa forma, tanto homens como mulheres podem se submeter a esta cirurgia. Em contrapartida, a abdominoplastia não é indicada quando não existe excesso de pele e não há flacidez suficiente.

Tabagistas devem evitar o procedimento enquanto estiverem fumando. Pacientes que desejam engravidar devem postergar a cirurgia para depois da gestação. Pacientes jovens com acúmulo de gordura abdominal sem flacidez devem ser submetidos à lipoaspiração e não à abdominoplastia.

Como é a cirurgia?

É necessário realizar exames pré-operatórios de acordo com o quadro clínico e fazer jejum de oito horas antes da cirurgia. O procedimento tem duração variável, em média três horas. É necessário usar cinta modeladora por 2 meses no pós-operatório.

Na cirurgia, é ressecado um grande retalho abdominal (geralmente da linha da cesariana até o umbigo), depois se faz um descolamento da pele que ficou até o apêndice xifoide. Em seguida, é corrigida a diástase (afastamento) dos músculos retos abdominais dando pontos em toda a extensão. Em seguida, é tracionado essa pele até cobrir toda área do segmento de pele e gordura que foi ressecada no início. É feita a incisão da pele na altura do umbigo anterior, e dado pontos nas bordas da cicatriz umbilical deixando esse umbigo o mais discreto possível, sem aspecto de umbigo operado.

Como fica a cicatriz da cirurgia?

Acicatriz fica na região pubiana, ocupando toda porção anterior do abdômen, dentro da marca do biquíni, e outra na circunferência do umbigo.

A cicatriz ficando posicionada dentro do biquíni, não fica aparente com roupa de banho e lingerie.

Quais são os riscos da abdominoplastia?

Como em qualquer cirurgia plástica, quando se é feita a consulta adequada e são solicitados todos os exames pré-operatórios e de risco cirúrgicos, existe uma grande segurança no procedimento. Mesmo assim, toda cirurgia tem riscos inerentes a qualquer procedimento, dentre eles a embolia é o mais importante, pelo descolamento da pele.

Como é a recuperação da abdominoplastia?

É preciso fazer um repouso maior. Depois, gradativamente o paciente vai sendo liberado. É importante ainda não esticar muito o abdômen, para não forçar a cicatriz, além de usar cinta de dois a três meses e não dirigir no primeiro mês.

O período de recuperação exige ainda que o paciente durma semissentado pelo período de 10 a 15 dias, assim como andar curvado. Orienta-se dormir com a barriga para cima por 2 meses e usar cinta cirúrgica neste período. Não se pode elevar peso por 3 meses. Recomenda-se evitar exposição solar enquanto as cicatrizes estiverem avermelhadas.