Abdômen (Lipoabdominoplastia)

O Que é?

A lipoabdominoplastia é uma cirurgia plástica em que temos uma lipoaspiração do abdômen somada a uma abdominoplastia. É o método de plástica abdominal mais procurado hoje em dia nas cidades do Brasil.

A sua finalidade é diminuir a camada de gordura embaixo da pele antes de realizar a abdominoplastia em si, para que se obtenha um resultado melhor, buscando uma cintura mais fina.

A técnica da lipoabdominoplastia foi desenvolvida quando se percebeu que somente a abdominoplastia deixava um abdômen liso porém às vezes ainda espesso. Muitos pacientes têm dificuldade de emagrecer, daí a importância de realizar a lipoaspiração no momento prévio à Plástica do abdômen.

O procedimento se torna mais demorado em cerca de uma hora, a recuperação é um pouco mais longa, porém o resultado é muito superior.

A quem é indicado?

Eliminar gordura e melhorar a flacidez. Pessoas com excesso de gordura visceral (que se aloja na região abdominal) precisam emagrecer antes, pois correm maior risco de complicações. 

Como é feito?

Acontece em centro cirúrgico, com anestesia local e alta em 48 horas. Utiliza-se uma cânula de até 5 mm que suga a gordura de abdome, costas e flancos – a diminuição do tecido adiposo nessas regiões influencia o contorno da barriga e da cintura. Em seguida, o médico faz uma incisão na região do púbis e, com a própria cânula, descola um pedaço da pele próxima ao músculo até acima do umbigo. Depois, faz o reposicionamento, eliminando as sobras. O processo dura até cinco horas e, normalmente, remove até 2 kg de gordura e pele.

Pós-operatório

A região fica dolorida e com hematomas na primeira semana. Durante um mês, é preciso usar cinta, fazer drenagem duas vezes por semana e interromper os exercícios físicos.

Resultado

A acomodação dos tecidos e a cicatrização completa levam até seis meses.