A lipoescultura é uma cirurgia plástica onde se faz uma lipoaspiração, para retirar a gordura em excesso em determinada região do corpo e, posteriormente reposicioná-la em locais estratégicos como por exemplo glúteos, sulcos do rosto, coxas e panturrilhas, para um melhor contorno corporal e dar uma aparência mais bela ao corpo.
A duração desta cirurgia estética, que pode ser feita em homens e mulheres, varia com a quantidade de gordura aspirada, porém, geralmente, demora entre 1 a 2 horas, pois na maioria dos casos é retirado entre 2 a 4 litros de gordura e, na maioria dos casos não é necessário internamento na clínica.
Como é feita a cirurgia?
A lipoescultura é feita com anestesia local, que é infiltrada na região onde vai ser removida a gordura em excesso. No entanto, também pode ser dada peridural, no caso de lipoaspiração do abdômen e coxas ou, apenas sedação, no caso de braços ou queixo, por exemplo.
Após o paciente estar anestesiado, o cirurgião:
Marca a pele, para identificar o local onde vai retirar a gordura;
Introduz anestesia e soro na pele, através de pequenos buraquinhos para evitar o sangramento e a dor e facilitando a saída da gordura;
Aspira a gordura em excesso que se encontra por baixo da pele com um tubo fino;
Separa a gordura do sangue num aparelho especifico para centrifugar os líquidos;
Introduz a gordura no novo local que deseja aumentar ou modelar.
Assim, na lipoescultura, a gordura em excesso é retirada e depois aproveitada para ser introduzida num novo local do corpo onde existe falta dela, como face, lábios, gémeos ou bumbum.
Como é a recuperação
Geralmente, após uma lipoescultura o paciente fica com dor e com alguns hematomas no local onde a gordura foi aspirada e, o local onde a gordura foi introduzida, fica inchado e dolorido.
A recuperação é gradual e demora entre 1 semana a 1 mês, dependendo da quantidade de gordura retirada e do local, porém as primeiras 48 horas são as que necessitam de mais cuidados. Desta forma, deve-se ficar com cinta elástica e não fazer esforços, tentando permanecer o máximo de tempo deitado na cama, mas mexendo as pernas com frequência para evitar a formação de coágulos.
Além disso, deve-se tomar os remédios para a dor prescritos pelo médico e remover os pontos ao final de 1 semana.
Possíveis complicações
A lipoescultura não é uma cirurgia que traga muitas complicações e, por isso, o risco de complicações não é elevado, no entanto, as complicações normais e frequentes da lipoescultura são os hematomas e a dor, que vão diminuindo a cada dia e que normalmente desperecem ao fim de 15 dias.
No entanto, por vezes, após a cirurgia podem aparecer seromas, que são locais de acúmulo de líquido semi transparente que, se não for aspirado, pode endurecer e formar um seroma encapsulado que deixa o local duro e com uma cicatriz feia.