A cicatriz é o resultado do mecanismo de defesa do corpo para a sua proteção. Quando elas ficam mais elevadas, largas ou mais espessas do que o esperado e com o mesmo tamanho da incisão original denominamos cicatriz hipertrófica. Quando a cicatriz ultrapassa os limites da lesão original, com crescimento excessivo e descontrolado denominamos de quelóide. Ele começa como uma placa rosada ou vermelha, endurecida e de consistência elástica. Nos primeiros meses, a diferença entre cicatriz hipetrófica e quelóide pode não ser tão clara.
O que vou sentir?
Além do fator estético desagradável, a principal queixa é o prurido (coçeira). Dor local e maior sensibilidade também podem ocorrer.
Tratamento
Nos quelóides, a simples retirada pode fazer com que a lesão volte ainda maior. Podemos associar a cirurgia junto com a aplicação de corticóide ou fazer o tratamento com radioterapia associada (betaterapia). O uso de placas de silicone comprimindo a cicatriz durante várias horas por dia ou o uso de gel de silicone para a hidratação do local são muito importantes e ajudam no tratamento.
Podemos também fazer a injeção de corticóide (triancinolona) a cada 21 dias no interior do quelóide. Isso faz com que a lesão fique menos sintomática e também com que ela fique menor e mais mole, facilitando as outras aplicações. Várias podem ser necessárias.