Dependendo de onde estão localizadas, as verrugas podem ser inestéticas e causar um certo incômodo ao paciente. Existem diferentes métodos para tirar verrugas e cada caso deve ser analisado previamente pelo especialista. Uma das técnicas mais comuns é o laser, que destrói a lesão por meio da energia luminosa. Outra opção é a crioterapia, que atua com a ação da baixa temperatura, cauterizando a verruga com nitrogênio líquido. É importante que a remoção da verruga seja feita por um especialista, para evitar sangramento e infecção.
Resultados esperados e riscos
Se eliminada corretamente, as verrugas não voltam a aparecer no mesmo lugar tratado, assim que os resultados costumam ser permanentes. As complicações do tratamento envolvem sangramentos, infecções e marcas inestéticas.
O tratamento
Existem diversos tratamentos para eliminar verrugas e cada técnica é indicada de acordo com a região do corpo onde a lesão está localizada. A eliminação pode ser realizada com aplicações de ácido salicílico, sessões de crioterapia para congelar a verruga, laser para queimar a lesão e ainda com eletrocauterização, removendo completamente a verruga.
Cuidados após o tratamento
É preciso manter o local tratado limpo e trocar frequentemente os curativos. Também é indicado evitar a exposição solar para que não apareçam manchas inestéticas.
Contraindicações
Os tratamentos para eliminar verrugas não são recomendados para gestantes e mulheres em período de amamentação e também não são indicados para pacientes com problemas de cicatrização e coagulação. Cada paciente deve ser avaliado detalhadamente para que seja possível identificar casos de câncer de pele.